“Como
repórter e como gente eu sempre achei que mais importante do que saber
perguntar era saber ouvir a resposta...”
Eliane
Brum – Repórter e escritora
E foi pensando nesta frase de Eliane Brum que reproduzi esta
história um dia contada por um de meus professores de jornalismo. O professor
Túlio de Sá. Ele dizia mais ou menos assim:
Uma
empresa que fabricava creme dental notou uma falha técnica em seu sistema
operacional. Algumas embalagens do produto estavam passando vazias na esteira.
As reclamações dos clientes estavam chegando. A empresa estava perdendo a
clientela. O negócio, e os lucros estavam caindo. Na verdade a empresa não
sabia qual era o verdadeiro problema.
Diante
do problema, a diretoria se reuniu, a reunião foi demorada. Concluíram que
precisavam fabricar uma máquina. Ela pesaria as caixas dos produtos e faria o
descarte daquelas que não estavam com o creme dental. O investimento seria alto.
Mas não poderiam continuar perdendo a clientela. Nem o respeito e o mercado até
então conquistados. A máquina foi idealizada segundo os melhores conceitos de
tecnologia e inovação. O custo estava perto de R$ 5 milhões. O investimento foi
aprovado e a empresa adquiriu a máquina que a salvaria do descredito.
Passado
um mês, a equipe de técnicos foi chamada. A máquina não funcionava. Na verdade
nem ligava. Todo investimento sem efeito. Nova reunião com a diretoria. Após
várias tentativas o problema persistia. Seis meses se passaram e nada. A equipe
retornou. Nova vistoria. Impressionaram-se ao ver a esteira em funcionamento.
Sem entender como os funcionários tinham consertado a máquina fizeram o
questionamento mesmo sendo técnicos.
_ Como fizeram funcionar a máquina, se nem
mesmo os engenheiros mais experientes tinham resolvido o problema?
_
Não consertamos, disse o funcionário da área operacional. Na verdade a máquina
nem foi usada, está lá num canto. Nunca ligou.
_
Mas então como o trabalho está sendo executado?
_
Simples. Fizemos uma “vaquinha” _ Vaquinha?
_
Sim fizemos uma vaquinha e compramos um ventilador. _ Ventilador?
_
Sim. Cada vez que a caixa de creme dental vazia passa o ventilador a
direcionava para fora da esteira. Este o motivo de não mais haver caixas vazias
e ter findado as reclamações dos clientes.
Saber
ouvir é mais importante do que tomar uma decisão sem consultar aqueles que
estão diretamente envolvidos no trabalho, seja ele quem for. Antes de a
diretoria tomar uma decisão, que tal consultar a área técnica, operacional, ou
mesmo um estagiário?
Ismênia Nunes
Clik abaixo e veja o que diz a psicóloga Odegina Graça sobre a importancia de saber ouvir
http://www.caentrenos.org/a-importancia-de-saber-ouvir/
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Este é o terceiro texto da trilogia filosófica. Comente.
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