sexta-feira, 29 de abril de 2011

Casamento de Catherine e William

O casamento do príncipe e da plebeia




Depois de Charles e Diana, o casamento de William e Catherine, ou Kate como seja, foi um acontecimento memoriável em Londres. Que aconteceu no dia 29/04/10 às 11 horas da manhã. Diferente do Brasil, os casamentos em Londres acontecem pela manhã, onde os vestidos costumam ser curtos. Somente a madrinha, irmã de Kate usou um vestido longo da mesma cor da noiva por fazer parte da comitiva das daminhas.
Casamento é uma declaração, disse o bispo da igreja de Abadia de Westmister. Os noivos seguem todos os protocolos. Foram convidados para a cerimônia religiosa 1900 pessoas e para a comemoração, uma cerimônia mais fechada, somente para convidados mais íntimos cerca de 650 pessoas. Várias pessoas famosas estavam presentes. O celebrante lembra o primeiro milagre: no casamento em Canaã, na Galileia.





William Other Fernand Luí e Catherine Elizabeth Middleton, após casados serão duque e duquesa respectivamente, realizam um casamento tradicional britânico, e a aliança um compromisso de amor. O casamento é realizado por bispos anglicanos e vale lembrar que vários bispos se manifestam durante a cerimônia. Neste casamento não existe trocas de alianças, William presenteia Kate com um anel.
Ela veste um vestido confeccionado por Sarah Burton, estilista inglesa, diretora criativa da marca Alexander McQueene. Um vestido simples, em chantum com rendas, na cabeça somente um tule, a calda do vestido tem cerca de dois metros, diferente do vestido da princesa Diana que tinha oito metros. Atrás o vestido tem um detalhe puxado o que ressalta a silueta de Catherine. Foram confeccionados três vestidos para reserva. Burton já havia criado os vestidos de Michele Obama, além das atrizes Cate Blanchet, Gwyneth Paltrow e até a moderna Lady Gaga. Apesar da simplicidade do vestido da noiva Kate Middleton ele é elegante e chique, disse nesta sexta-feira o estilista da Maison Chanel e Kaiser da moda atual, Karl Lagerfeld.




O casamento é marcado por cânticos e hinos, e a orquestra sinfônica de Londres e corais fazem à sinfonia que marcam este dia. Em alguns momentos toda congregação canta hinos naturalmente. O famoso fotógrafo de moda Mário Testino, que fotografou Diana encontra-se na cerimônia.
James, o irmão de Kate faz o primeiro discurso e a leitura da primeira carta de São Paulo aos Romanos.







Londres vive a nona geração da monarquia, que é apoiada pelo povo britânico e que cria uma expectativa de renovação. O Lord Bichon faz uma reflexão sobre o momento vivido. Novamente o coral da Abadia composta por vinte meninos e seis adultos entoa cânticos. O casamento conta também com fanfaras, e a cavalaria se faz presente.
            Willian e Kate se conheceram na universidade, namoraram oito anos e chegaram a morarem juntos.




            Na Inglaterra o reinado iniciou com Elisabeth II há 60 anos e deve terminar com uma nova Elisabeth (Kate).
            O Bispo Richard de Londres, amigo da família real dos tempos de faculdade toma a palavra. E diz uma frase memoriável: Cada um deve dar ao outro espaço e liberdade. E acrescenta: Quando você se torna um mestre, o rei do amor é suas assas. Posteriormente toma a palavra o Bispo da Igreja Anglicana Dom Filadelfo de Oliveira. Os bispos e arcebispos não respondem ao Papa, eles são uns símbolos de unidade e estão ligados em laços de afeição doutrinários. O Arcebispo de Cantuária é um símbolo de ligação doutrinária.
            Num dado momento, ao tirar o véu, William diz algo ao ouvido de Kate, o que causa uma certa curiosidade e em algum tempo nos informam o que foi dito: Você está linda!
            A tradução simultânea é de Anna Vianna e a jornalista que está presente é Glória Kalil.





            Conforme costume britânico cumprem o horário. O coral infantil canta, é um momento de reflexão. Posteriormente a palavra ao Arcebispo Rowan Willians.
            A tiara que Kate usa é utilizada há três décadas, e foi emprestada pela Rainha Elisabeth, já os brincos são da mãe de Kate. A Rainha Elisabeth usa um broche de brilhante, vestido amarelo da mesma cor do chapéu e sua inseparável bolsinha.
A benção final é dada pelo Arcebispo Johon Hall. O sentimento do povo britânico e de todos os presentes é que este seja um casamento que viva a promessa. A promessa do eterno amor. Além de Charles outros filhos da Rainha se separaram.
Numa capela reservada e sem a presença da imprensa os noivos assinam o livro da paróquia de Abadia.





Observa-se que em Londres as mulheres não usam vestidos longos, mas todas esbanjam dos chapéus oblíquos que a própria Kate lançou. Sendo os vestidos criados pela estilista Sarah Vorytan e o chapéu por Felipe Sheyre.
O coral da capela da Rainha é o próximo a cantar, composto por dez meninos e seis adultos. Posteriormente a orquestra sinfônica de Londres toca.
Após o casamento agora Kate é a duquesa Catherine e William o duque de Londres. Novamente o coral se faz presente. O brilho e a organização diplomática é manifestado pela brevidade e pontualidade.

Agora é hora da saída dos noivos e que são saudados ao som da companhia de polícia britânica. Lindos cavalos brancos e negros da raça Hunter Beiper acompanham o casal de duque e duquesa que agora saem nas ruas de Londres em carruagem aberta acenando para o povo. A mesma carruagem utilizada pelo príncipe Charles e a princesa Diana. A tradição inglesa de aceno discreto é atentamente utilizada pela duquesa.   Catherine e William são funcionários públicos, uma espécie de relações públicas. Foi estimado um gasto de cerca de 80 milhões de reais em toda cerimônia, todos os gastos acabam retornando como lucro, desde a propaganda dos cavalos que muitos vão querer comprar.

Diferentemente dos costumes brasileiros não se joga o buquê na saída, Catherine levou o buquê, normalmente este é depositado no monumento a soldados desconhecidos.
Ao sair da Abadia de Westmister, e passar pelo parque de San James, pelo quartel e pelo memorial da Rainha Vitória, William e Catherine seguem para o Palácio de Burckhinghan com dezenove salões onde haverá uma recepção com cerca de 650 convidados. Haverá dois bolos um de creme e frutas e outro de chocolate a pedido do duque William.

Na chegada ao palácio em cumprimento ao protocolo há a saudação à bandeira e a guarda real. O beijo ficará reservado ao Palácio de Burckhinghan


Texto: Ismênia Nunes


.