terça-feira, 24 de julho de 2012

Amelia Earhart pioneira na aviação dos anos 30






Por: Ismênia Nunes
Fonte: Terra

Caros leitores, hoje ao entrar na net me deparei com uma homenagem a uma pioneira da aviação. Trata-se de Amélia Earjart que foi considerada a primeira mulher a voar sozinha o Oceano Atlântico, e isso em tempos em que as mulheres ainda não tinham a soberania e vez como os dias atuais, foi em 1937 que Amélia atravessou todo Atlântico pela primeira vez. Amélia além de voar também era escritora e defensora dos direitos das mulheres, não é maravilhoso? Em seus livros escrevia sobre suas experiências na aviação além de escrever artigos para jornais.
Amélia é homenageada pelos 115 anos como pioneira da aviação americana, mas independente de nacionalidade era uma mulher. Era realizou esta façanha numa época em que a maioria das mulheres era vista tão somente como dona de casa e esposa, tempos em que as mulheres em grande parte nem sabiam ler. A aviadora e escritora desapareceu no Oceano Pacífico quando tentava realizar uma volta ao mundo em 1937, aos 39 anos de idade e foi declarada morta em janeiro de 1939. Muitos mistérios envolveram sua morte ou mesmo seu desaparecimento já que o corpo da aviadora nunca foi encontrado. Até os dias de hoje tudo que envolve Amélia é visto com fascínio que chegaram a teorizar o que poderia ter acontecido com Amélia. Há quem acredite que ela não tenha morrido, mas sim desaparecido, uma destas teorias afirma que ela estaria nas mãos de forças japonesas como espiã. Outra que teria chegado ao destino e que teria mudado de identidade e que estaria vivendo em Nova Jersey.
Um grupo de cientistas e admiradores chegou a organizar uma expedição para tentar por fim ao mistério. A expedição partiu para ilha Nikumaroro, em Kiribati, na zona centro-oeste do Pacífico, em uma tentativa de resolver o caso e responder a questão: Amélia teria sobrevivido ou não da suposta queda?
Pelo sim, pelo não, fica nossa homenagem e nosso orgulho de saber que uma mulher também tenha realizado esta façanha.