terça-feira, 16 de julho de 2013

CONAB - DESAFIOS E CONQUISTAS NO ESTÁGIO DE JORNALISMO - Ismênia Nunes









EUA: Conab participa de reuniões com autoridades agrícolas em Washington

Washington/EUA

O diretor de Política Agrícola e Informações da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Sílvio Porto, e a Gerente de Informações Técnicas da Companhia, Edna Matsunaga, estiveram em Washington na última semana, para reuniões com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) e com o Comitê Executivo da Organização de Informação de Mercado das Américas (OIMA), do qual a Conab participa como representante do Brasil e coordenador da Região do Cone Sul. As reuniões ocorreram na sede da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Os gestores tiveram a oportunidade de trocar experiências com diversas autoridades da agricultura dos Estados Unidos. O economista-chefe Gerald Bange, do World Agricultural Outlook Board (Waob) - braço do USDA que realiza o monitoramento global da agricultura - destacou a importância do Brasil no contexto mundial e o trabalho de safras realizado pela Conab. Mark Miller, diretor do National Agricultural Statistics Service (Nass), apresentou o trabalho de estatística agrícola realizado pelo órgão.

Nos encontros com representantes da Oima, os representantes da Conab debateram com líderes da América do Norte, América Central e Caribe e países andinos formas de ampliar a integração dos países das américas, o intercâmbio de informações agrícolas e o fortalecimento da instituição. Entre os temas em pauta, Silvio Porto destaca a apresentação do economista-chefe do USDA, Joseph Glauber, sobre o sistema de informação de mercados agrícolas do G-20, com ênfase na necessidade de informações para melhor compreender os mercados.

Fontes: Conab e Página Rural