quarta-feira, 10 de julho de 2013

Sexualidade e Adolescência





A adolescência


 Adolescência é uma etapa intermediária do desenvolvimento humano, entre a infância e a fase adulta. Este período é marcado por diversas transformações corporais, hormonais e até mesmo comportamentais. Não se pode definir com exatidão o início e fim da adolescência (ela varia de pessoa para pessoa), porém, na maioria dos indivíduos, ela ocorre entre os 10 e 20 anos de idade (período definido pela OMS – Organização Mundial da Saúde).


"E foi pensando nesta fase tão bonita, tão transformadora e também de certa forma delicada que resolvi fazer uma lista de sugestões a Secretária de Saúde do Município de São José ao qual resido para que algumas atitudes possam ser tomadas visando melhorar a vida do adolescente e também auxiliar nesta transformação que acaba envonvendo toda família. O adolescênte precisa de atenção e de um programa de saúde e orientação direcionado a ele; veja a lista abaixo"

 Ismênia Nunes




 SUGESTÕES PARA ADOLECENTES DIRECIONADAS AO SUS

Abaixo a lista de dose itens relativos a orientação sexual direcionada aos adolescentes e pré-adolescentes que direcionei no dia 09/07/13 à Secretaria de Saúde do Município de São José. Protocolo no. 131.864.391.661.

1 - Disponibilizar um serviço de orientação sexual para meninos e meninas nos postos de saúde, ampliar para escolas. As alunos podem iniciar esta orientação antes da adolescência e a forma de abordagem será de acordo com a idade.
2 - Disponibilizar um outro atendimento direcionado aos pais. Promover debates ou palestras.
3 - Embora o tema sexualidade na adolescência possa ser visto de forma mais aberta, se compararmos há 20 ou 30 anos, nem por isso os jovens estão preparados ou mesmo se sentem a vontade para falar sobre o assunto e de maneira correta.
4 - Para que os adolescentes se sintam a vontade para tratar do tema e se informar sobre o assunto é importante que haja reuniões com pessoas da área da saúde ou professores preparados.
5 - O jovem deve receber orientações sobre a sexualidade, a prevenção de doenças e a anticoncepção com profissionais da área da saúde. Pessoas que tenham preparo e entendam do assunto de uma forma ampla, inclusive médicos.
6 - Para que os jovens se sintam a vontade para falar do assunto seria bom que meninos e meninas fossem atendidos em separado. Para o atendimento dos meninos um professor e para as meninas uma professora.  Enfermeiros (as) e médicos para orientar casos especiais.
 7 - Disponibilizar anticoncepcionais nos postos de saúde com menos hormônios para que as adolescentes possam utilizar (Primera 20 - sugestão). Orientar e acompanhar quem recebe.
8 - Lembrando que algumas jovens sofrem de distúrbios hormonais sofrendo com dores fortes, tonturas e vômitos. Uma consulta com uma genecologista pode apontar a necessidade do uso de um anticonceptivo para abrandar o problema. Deixar claro que o medicamento também pode ser utilizado para outros fins que não somente prevenir a gravidez.
9 - Implantar um atendimento ginecológico para a adolescente para que possa receber as primeiras recomendações médicas sobre prevenção a doenças e ao uso de anticonceptivos. O atendimento deverá ser feito por uma médica. As mães acompanharão as filhas.
10 - Adolescentes e até meninas com menos de 14 anos estão comprando a pílula do dia seguinte nas farmácias. Não há qualquer orientação das consequências do uso do medicamento.
11 - Pensar na possibilidade de que haja aulas ou mesmo atendimento em separado por sexo para adolescentes.
12 - Não somente orientar sobre as doenças e prevenções, mas mostrar ao jovem a necessidade de valorizar-se e esperar o melhor momento para a primeira relação.

Ismênia Nunes - Mãe e Estudante de Jornalismo