terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

São José - Postos de saúde SEM MÉDICOS

Posto de saúde da Bela Vista  antes da pintura
Posto de Saúde Bela Vista SEM MÉDICOS - Foto: Ismênia Nunes

Posto de saúde Bela Vista depois da pintura - Foto: Ismênia Nunes



Por: Ismênia Nunes


Saúde e Povo abandonados


O posto de saúde da Bela Vista em São José/SC está sem médicos desde o dia nove de fevereiro e segundo uma placa afixada na entrada do posto, os médicos não voltam antes do dia 29 de fevereiro.  A responsável pelo posto de saúde Patrícia Dandan nos informou extraoficialmente que a falta destes profissionais se deu porque dois médicos pediram demissão, um está de férias e um quarto de licença saúde. Questionamos, um posto só tem quatro médicos disponíveis? Aliás a previssão de volta para este dia  29 é a principio para o Dr. Rodrigo, que só atende as ruas específicas, se não for de seu setor não poderão consultar com este profissional. Sem falar que os que pediram demissão e o que está de licença saúde não tem ainda uma definição exata.

Sabemos que as dificuldades na saúde em São José já vem de longa data. No final do ano passado o posto já passava por dificuldades e abandono. O posto estava com uma aparência horrível, mal cuidado, o toldo rasgado e já não tinha ginecologistas ou outras especialidades. Há pelo menos três anos ou mais o posto não conta com um profissional na área de ginecologia. Marcar exames fossem eles em caráter emergencial ou não era maior problema. Estes demoravam de meses a anos. As consultas, exames e especialistas continuam por demorar, ginecologistas já não existe no posto.

Ano passado entramos em contato com a Secretaria de Saúde através do site/ouvidoria fazendo todas estas reclamações. Pouco tempo depois o posto foi pintado, mas o atendimento para o povo não melhorou, pelo contrário. A distribuição de anticoncepcional só funciona até às 16h30 e por uma única funcionária que trabalha desde às 7h da manhã e estende seu atendimento em 30 minutos para poder atender mais pessoas. A prefeitura junto com a secretaria de sáude do município precisa contratar mais profissionais tanto para este atendimento como mais médicos e especialidades que não existe, dependendem de encaminhamentos.

 Posteriormente fizemos uma manifestação reclamando do atendimento em saúde através do faceboock, comentava que quando o Dário era prefeito, os postos ficavam abertos até às 22h. Conhecidência ou não desde o dia 12 de dezembro iniciou o atendimento até este horário, lembrando que somente atendimentos de urgência e emergência eram feitos neste período.Com a falta de médicos para consulta periodica podemos dizer que se este atendimento ainda existe já não faz diferença pois que as consultas regulares estão suspensas. Muitos remédios estão em falta.

Em fevereiro o posto do Bela Vista está sem médicos desde o dia 09 de fevereiro até o dia 29 de fevereiro. É muito tempo para as pessoas que precisam ficar sem médico. E isto se realmente depois desta data voltarem os médicos. Até onde sabemos a prefeitura de São José paga muito mal os médicos do município que pedem demissão para ir trabalhar em outros municípios.
Outro dia estava no posto de saúde quando uma senhora tentava marcar um exame pois que tinha problemas graves de saúde, não me recordo exatamente do que se tratava mas, a senhora estava apavorada pois que sem o exame corria risco de morte. Mandavam aguardar. O sistema de agendamento de São José não permite que se possa visualizar em que posição de espera se está e já tive conhecimento de pessoas que esperaram sete anos por uma especialidade com neurologista infantil.

Estivemos no local nesta tarde e conversamos com duas pessoas, uma atendente e a responsável pelo posto senhora Patrícia que confirmaram os dizeres da plana de que não havia qualquer atendimento, que não havia nenhum médico. Resolvemos ligar a noite para confirmar se o atendimento de emergência permanecia ou não. A atendente colocou de forma diversa, a que haveria pelo menos um médico para atender. Podemos ver que as informações são desencontradas e até muito estranho a responsável pelo posto dizer que não há atendimento e uma pessoa que comparece das 17 às 22h para o atendimento emergencial dizer o contrário.  

Atrás do posto há uma obra para construção do Efos - Escola de Formação em Saúde, a obra depois de ter tido um gasto enorme está parada. O que os governantes estão fazendo que não se importam com a saúde do povo?

 As eleições vem aí e os que estão no poder podem esquecer da reeleição pois que o povo não é cego. Afinal, saúde não se resume em estrutura física, em pintura, reforma e construções, precisamos de médicos, equipamentos e um atendimento rápido e eficiente.





Posto de Saúde Bela Vista - ao fundo construção da Efos obra parada - Foto: Ismênia Nunes