quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Pelas ruas da minha cidade - Claudia Zininha Barbosa

Por: Ismênia Nunes



                 Estava navegando na net, a princípio apreciando o vídeo de Denise de Castro, quando deparei-me com outro talento, Claudia Zininha Barbosa, isto mesmo filha do compositor Zininho que fez a música, rancho de amor a ilha. Claudia é funcionária da Câmara há 20 anos e foi chamada para fazer o programa Pelas ruas da minha cidade. O programa completou dois anos e a comemoração aconteceu no Armazém Vieira. O programa é veículado na TV Câmara canal 16 todas às sextas feiras com reprise aos sábados e também pela TVA canal 20.

                  Parabéns pela iniciativa da TV Câmara. É muito bom termos este tipo de programa que incentivam nossos artistas. Pessoal vale a pena assistir. Abaixo deixo a postagem em que Claudia fala do programa e na sequência o vídeo em que entrevista a cantora e pianista Denise de Castro, também já mencionada neste blog. Parabéns mais uma vez.




Programa: Pelas ruas da minha cidade - TV Câmara
Claudia Zininha Barbosa



Claudia Zininha Barbosa entrevista Denise de Castro

LANÇAMENTO DO CARIMBO COMEMORATIVO E DO SELO PERSONALIZADO

Recebemos via e-mail a divulgação e estamos aproveitando o espaço para também públicar e divulgar o lançamento do selo personalizado em homenagem ao nosso poeta maior. Cruz e Sousa, em comemoração aos 150 anos de nascimento. Veja abaixo, Ismênia Nunes.


O GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA ATRAVÉS DA SECRETARIA DE TURISMO, CULTURA E ESPORTE, FUNDAÇÃO CATARINENSE DE CULTURA E MUSEU HISTÓRICO DE SANTA CATARINA CONVIDA PARA LANÇAMENTO DO CARIMBO COMEMORATIVO E DO SELO PERSONALIZADO

Como parte das comemorações pelos 150 anos do poeta Cruz e Sousa, serão lançados nesta quinta-feira (24), às 18h30min, o selo e o carimbo em homenagem ao simbolista. A solenidade ocorrerá no Museu Histórico de Santa Catarina - Palácio Cruz e Sousa, casa administrada pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), e é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Florianópolis e os Correios. Além do lançamento, o evento terá ainda música e declamação de poemas com artistas negros.

O selo foi produzido pela Empresa de Correios e Telégrafos e será utilizado nas correspondências da Secretaria de Educação do município, além de ser destinado para uso didático nas unidades de ensino da Capital. O selo contém uma imagem de domínio público, que retrata a paisagem urbana de Florianópolis, então Desterro, em 1868. A autoria é de Joseph Bruggemann. Em sobreposto há a imagem da face de Cruz e Sousa.

O projeto foi apresentando e apreciado na Associação Catarinense de Filatelia e na Diretoria dos Correios em Santa Catarina, e foi aprovado pelo Grupo Articulador – 150 Anos de Nascimento de Cruz e Sousa, composto por várias entidades.

Já o carimbo permanecerá 30 dias na agência dos Correios, localizada na Praça XV de novembro, conforme critérios do Conselho Nacional de Filatelia,  e será  utilizado em todas as correspondências desta agência de 24 de novembro a 24 de dezembro. Após este período, será remetido a Brasília para compor o acervo filatélico nacional. A SME realizou a aquisição de seis réplicas do carimbo, destinadas a autoridades e instituições.

Programação até novembro de 2012

A FCC terá uma programação especial em homenagem ao sesquicentenário de Cruz e Sousa, que deve se estender até novembro de 2012. Entre as ações previstas estão o projeto Lendo Cruz e Sousa, que levará a poesia para mais perto da população, com declamações nos seis terminais de ônibus urbano de Florianópolis, nesta quinta-feira (24), às 18h. O projeto será apresentado também em Joinville, Criciúma, Itajaí, Araranguá, Joinville, Blumenau, Curitibanos, Chapecó, Caçador e Lages.

Outra novidade é o lançamento de um CD com 50 poemas de Cruz e Sousa, que serão lidos por escritores catarinenses. Até o fim de 2012, toda a obra do simbolista catarinense estará disponível também na internet, em uma interface do portal da FCC, que contará ainda com livros, artigos e ensaios sobre o poeta. Além disso, a FCC, durante todo o ano de 2012, planeja distribuir 70 mil biografias de Cruz e Sousa a bibliotecas de todo o Estado.

Serviço:

O que: Lançamento do selo e carimbo comemorativos pelos 150 anos de Cruz e Sousa
Quando: 24/11, às 18h30min
Onde: Museu Histórico de Santa Catarina - Palácio Cruz e Sousa
Entrada gratuita


Visitação: de terça a sexta, das 10h às 18h
sábado e domingo, das 10h às 16h.
MUSEU HISTÓRICO DE SANTA CATARINA
Palácio Cruz e Sousa - Praça XV de Novembro, 227 - Centro - 88010-400 - Florianópolis - SC
Fone:(48)3028-8091