segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Conservação-restauração nos templos de Karnak - Egito (Palestra)




O GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA ATRAVÉS DA SECRETARIA DE TURISMO, CULTURA E ESPORTE, FUNDAÇÃO CATARINENSE DE CULTURA E MUSEU HISTÓRICO DE SANTA CATARINA CONVIDA PARA PALESTRA



A CONSERVAÇÃO-RESTAURAÇÃO NOS TEMPLOS DE KARNAK – EGITO


           APRESENTAÇÃO DOS PROJETOS EXECUTADOS EM 2009-2011

  


A Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Ateliê de Conservação-Restauração de Bens Culturais (Atecor), promove a palestra A Conservação-Restauração nos Templos de Karnak - Egito. O evento ocorrerá no dia 1 de dezembro, às 14h, no auditório do Museu Histórico de Santa Catarina - Palácio Cruz e Sousa, e contará com a presença dos restauradores franceses Ornella Cabrol e Vincent Cabrol.
Os restauradores irão apresentar os projetos executados no Egito entre os anos de 2009 e 2011 e falar da experiência no canteiro de restauração dos templos de Karnak. Ornela foi responsável pela administração do canteiro, enquanto Vincent ficou na parte técnica de entalhe de pedras.
Os templos foram construídos durante o período histórico chamado Império Novo, entre 1580 e 1085 a.C. Estão localizados na margem direita do Rio Nilo e são constituídos de um conjunto de edifícios que somam 365 metros de comprimento.
O evento é gratuito e voltado, principalmente, aos profissionais ligados à área de restauro e arquitetura. O público poderá participar com perguntas, que serão traduzidas entre português e francês, assim como toda a palestra.

                                              Restauradora Ornella Cabrol
Formada em Artes Plásticas, com habilitação em Conservação-Restauração pela École Superieure d’ Art d’ Avignon - França.
Responsável pelo Departamento de Conservação-Restauração do Centro Franco-Egípcio de Estudos do Templo de Karnak – CFEETK - Luxor, Egito.


                                               Restaurador Vincent Cabrol

Formação técnica – entalhador de pedra pela Association  Ovrière Compagnons, Nîmes - França.
Chefe de canteiro de restauração em pedra do Templo de Karnak – Luxor, Egito e trabalhos nas cidades de Avignon e Arles na França




O que: Palestra A Conservação-Restauração nos Templos de Karnak - Egito
Quando: 01/12/2011, às 14h
Onde: Auditório do Museu Histórico de Santa Catarina - Palácio Cruz e Sousa 
Contato: atecor@fcc.sc.gov.br / (48) 3953-2341
Entrada gratuita



Connfirmar presença  através dos contatos: ATECOR – Ateliê de Conservação-Restauração de Bens Culturais da Fundação Catarinense de Cultura- FCC
e-mail: atecor@fcc.sc.gov.br  Fone: (48) 3953-2341



Visitação: de terça a sexta, das 10h às 18h
sábado e domingo, das 10h às 16h.
MUSEU HISTÓRICO DE SANTA CATARINA
Palácio Cruz e Sousa - Praça XV de Novembro, 227 - Centro - 88010-400 - Florianópolis - SC
Fone:(48)3028-8091