sábado, 4 de maio de 2013

Minha VISÃO de “O OLHO DA RUA”




Foto: Divulgação



Quando meu professor de Técnicas de Jornalismo disse que eu teria de ler um livro de 422 páginas, eu quase tive um treco. Como vou ler um livro tão grosso professor? Confesso que não era treinada a leituras longas e ainda mais um livro de reportagens. Pensei deve ser uma leitura cansativa, reportagens tão longas assim...
Equivoquei-me, ler o Olho da Rua de Eliane Brum, foi uma das experiências mais incríveis que tive com um livro e uma pessoa. A jornalista e escritora sabia como fazer uma reportagem com humanidade e com envolvimento entre repórter, leitor e personagem. Preocupava-me a assimilação das histórias e dos personagens, afinal eram tantos. Não costumava me prender a tantos personagens e tantos detalhes; e principalmente ter que descrevê-lo posteriormente como propôs o Professor Russo, como é conhecido o professor da disciplina de uma das cadeiras do curso de jornalismo.
Semestre passado já tinha lido o primeiro capítulo de O Olho da Rua quando outro professor dividiu o livro em capítulos na turma. Cada um iria descrever e falar de cada história, a minha foi a primeira de tantas que o livro pode contemplar: A Floresta das Parteiras, que por sinal gostei muito de ler. Aliás, foi a primeira impressão que tive do livro indicado.  Mas devido a não obrigatoriedade e a quantidade de leituras, estudos e trabalhos que a faculdade nos exigia, acabei deixando o livro de lado; e não li o restante. Mas quem disse que eu não iria mais ter notícias dele?
Novo semestre, novo professor e o livro agora é a indicação. Mas não de um capítulo, e sim do livro inteiro. Sim, 422 páginas iriam competir agora com inúmeros trabalhos, apresentações, provas e eu teria que conseguir ler a tempo da prova. No início da leitura minha preocupação era de acabar logo, aliás, eu nem estava no meio e pensava: _ Falta mais da metade, como vou ler este livro com tantas coisas para estudar, ler, com tantos trabalhos de faculdade para fazer? Mas para minha supresa não se demorou para que eu me sentisse apegada ao livro, aos personagens e as histórias contatas por Eliane Brum, que antes de repórter é uma pessoa, e que teve toda sensibilidade de trazer histórias reais aos leitores. Em cada dia me via lendo mais e mais, ficava horas e horas lendo o livro que no começo parecia assustador. Acordava cedo, 6h, 7h da manhã para ler. E foi no dia 1º. de maio, num feriado que finalizei a leitura do livro O Olho da Rua. E a ânsia por ler aquele livro, com tantas páginas foi tão grande, que eu já não era mais a leitora. Parecia que já fazia parte do livro e da história. As histórias contadas por Eliane eram histórias diferentes de nossas realidades, mas iguais a vida de simplicidade e sentimentos que temos em nosso dia a dia. Eliane escreveu as reportagens de tal forma que nos fez sentir como parte daquelas histórias todas. Aliás, eu não diria que eram reportagens, se não soubesse sua profissão de jornalista, mas ela trouxe-nos sim histórias reais em forma de textos que exalavam vida e sentimento humano. Mas como já dizia ao chegar ao final do livro, eu já não queria mais deixar que ele acabasse. Se no início da leitura, ele assustava, ao final, não queria mais que ele me deixasse. Tinha pena e me sentia apegada ao livro que agora terminara. E para não perdê-lo, li tudo. Os agradecimentos, a ficha técnica. Depois, pulei para a orelha onde falava da repórter, virei o livro e li o outro lado da orelha onde uma frase me chamou a atenção; dizia: Se as histórias contadas neste livro fossem publicadas como ficção, o leitor pensaria que o autor exagerou. Sim, Eliane Brum pode fascinar e prender neste livro. Mas eu não me conformava de ter terminado, eu queria mais. Reli a dedicatória, o sumário. Imagina, ler o sumário... Pulei para o prefácio, escrito pelo repórter Caco Barcellos, passei para a Apresentação foi quando me dei conta: _Estava lendo o livro de novo... Parei e disse a mim mesma: Agora tenho que fazer um relato do que senti ao ler este livro maravilhoso da Editora Época, o livro que nos mostrou realidades e que tem por nome: O Olho da Rua.


Ismênia Nunes – Estudante de Jornalismo – 01-05-2013 (09h49)