terça-feira, 6 de março de 2012

Ciclismo - Homenagem dos ciclistas aos "colegas" mortos em Florianópolis


Foto: Google Imagens



Por: Ismênia Nunes

 
Acontecerá neste sábado e domingo em Florianópolis a pedalada em homenagem aos ciclistas mortos, que já somam 36, somente em 2012. Os ciclistas reclamam a impunidade nestes casos, principalmente o desrespeito da lei seca.  Motoristas são apanhados com caracteristicas de embreagez e não são punidos. Os números de acidentes são alarmantes, somente os carros têm vez, os ciclistas, os pedestres, ficam sempre em segundo plano. O trânsito cada vez mais, se torna ameaçador.

Já existe uma lei que favorece os ciclistas, porém falta colocar em prática. Inesistem ciclovias que atendam a demanda necessária. Ela não pode existir somente em algumas localidades como na Beira Mar. Precisamos cobrar as leis, precisamos exigir o cumprimento de nossos direitos e exercer nossa cidadania.


A Lei complementar 078/2001. Onde determina a  construção de ciclovias desde 2001, diz o seguinte:
A lei dispõe sobre o uso da bicicleta e o sistema cicloviário e dá outras providências.

Art. 2° São Objetivos do sistema cicloviário:
Art. 1º Esta lei regula o uso da bicicleta e o sistema cicloviário, integrando-os aos sistemas municipal viário e de transportes, de modo a alcançar a utilização segura da bicicleta como veículo de transporte alternativo no atendimento às demandas de deslocamento e lazer da população.
Art. 7º Nas novas vias públicas deverá ser implantado sistema cicloviário, conforme estudo prévio de viabilidade física e sócio-econômica, sendo considerado no mínimo a implantação de faixa compartilhada devidamente sinalizada. (...)


Como podemos verificar, a lei já existe há mais de 10 anos, mas a execução, a prática nada. Além desta lei outra lei precisa ser cumprida, a lei seca. Queremos ainda que o motorista apanhado com caracteristas de embriagez em não querendo fazer o teste do bafômetro seja aceito o depoimento de testemunhas ou mesmo de policiais como prova da embriagez. Muitos casos já foram flagrados em que a embriagez é completamente visível, mas o indíviduo não era enquadrado por não ter a prova material que a lei pede hoje. Precisamos mudar estas leis, este conceitos e colocar em prática as leis que já nos favorecem.

Os participantes vão se reunir a partir 9h na pista de skate em frente ao Shopping Iguatemi, no bairro Trindade. A bicicletada terá início às 10h, os participantes vão pedalar até o local do acidente de Emilio Delfino. No domingo, os participantes vão se encontrar no mesmo horário no trevo do bairro Canasvieiras e seguirão até o lugar onde o argentino  Hector Galeano foi atropelado. Os ciclistas mencionados morreram neste ano depois de serem atropelados por motoristas bêbados quando pedalavam no acostamento da SC-401, rodovia que leva ao Norte da Ilha. Um dos organizadores do movimento Bicicletada, Vinícius Leyser da Rosa convida os ciclistas para que participem do evento.

Recomenda-se o uso de protetor solar, água e o de camisetas brancas.