domingo, 22 de dezembro de 2013

Projeto Viva a Cidade




Foto: Ismênia Nunes - Artista Daniel Evaristo - técnica pintura a seco


O Projeto Viva a Cidade acontece todos os sábados no centro de Florianópolis e dá oportunidade aos artistas mostrarem seu talento além de oportunizar aos  que ali transitam desfrutarem de um sábado diferente e prazeroso. O projeto tem como objetivo levar as pessoas ao centro histórico da cidade como já ocorre em diversas cidades do Brasil e até em países como a França com seus cafés.


Muitas são as atrações no centro de Florianópolis aos sábados. O Projeto Viva a Cidade tem trazido novidades e diversão para quem visita o centro da Ilha de Santa Catarina. Floripa é palco de trabalhos artísticos, música, exposições, feiras entre tantas outras atrações. Observamos antiguidades e móveis antigos pelas ruas; às exposições neste dia chamam a atenção de quem passa. Uma das lojas que faz parte do projeto, a loja Bayona Móveis que em breve se transformará em Oficina de Artes trouxe diversos artistas que pintavam e expunham bem na frente do estabelecimento. Dentre tantos, um trabalho nos chamou a atenção, foi o trabalho do artista Daniel Evaristo de 31 anos.
Daniel, pinta lindos quadros e usa várias técnicas para expressar sua arte. Uma delas é a técnica de pintura a seco onde utiliza giz poroso.  O material é importado da Austrália e está disponível no Brasil. O giz solta um pigmento que dá vida e cor aos quadros. O pintor expõe seus trabalhos na loja Bayona Móveis localizado na Rua João Pinto, 52 ao lado da Praça XV de Novembro. Graças ao Projeto da Prefeitura Municipal de Florianópolis denominado Projeto Viva a Cidade, que ocorre todos os sábados nas ruas do centro no horário das 9h da manhã às 4 horas da tarde. Na ocasião, pudemos apreciar o artista pintando os quadros ali mesmo. Era uma pintura que retratava os pinheiros de araucária, muito comum na Serra Catarinense. O trabalho era realmente maravilhoso e de bom gosto. Daniel é natural do litoral Paulista da cidade de São Sebastião. Atualmente o artista reside na cidade catarinense de Rancho Queimado e vem todos os sábado à Florianópolis para participar do Projeto. Fica o convite, vale a pena vir aos sábados ao centro de Florianópolis. Além do artista outras atrações podem ser apreciadas como: música ao vivo, boi-de-mamão, gastronomia, antiguidades, artesanato, exposições, sebos, brechós, móveis usados, comercio local, com diversas novidades, brinquedos infantis e muito mais. As ruas João Pinto, Tiradentes, Antônio Luz, Victor Meirelles e suas transversais, estarão fechadas ao trânsito para circulação dos pedestres. O comércio local estará com atividades inéditas.


Ismênia Nunes



Realização: Prefeitura Municipal de Florianópolis, CDL Clube de Dirigentes Lojistas de Florianópolis, Núcleo Centro Histórico. Facebook.com/vivacidade.
Bayona MóveisOficina de Arte – R. João Pinto, 52 – Edf. Bahia – Centro – Fpolis, Pça XV. Contatos: Bayona - Tatiana Pereira, E-mail: tatianacmp@gmail.com fone: 3028-6033. Artista Daniel Evaristo exposição e vendas de obras: E-mail: daniel_evaristo@yahoo.com.br.




 Fotos: Ismênia Nunes - Loja Bayona - Em breve Oficina de Artes