sexta-feira, 13 de julho de 2012

Bragança Gastronomia - Z Perry Restaurante

Site Bragança Gastronomia



Fonte: Site Bragança Gastronomia
Por: Ismênia Nunes

Feijoada - A Feijoada Especial faz sucesso entre personalidades catarinenses, nos almoços de sábados, no inverno, atraem o paladar de hóspedes e clientes em geral.
Espaço de bom gosto e requinte, com o melhor da cozinha contemporânea, à beira mar. Oferece serviço à la carte para até 120 pessoas e, em eventos com buffet, disponibiliza 96 lugares em agradável ambiente climatizado.
Lembrando que o nome do restaurante é uma homenagem ao aviador Francês Antonie Sant Exupéry - http://blogismenianunes.blogspot.com.br/2011/12/saint-exupery.html, se você não lembra de quem falo, Exupéry foi o autor do livro O Pequeno Príncipe http://blogismenianunes.blogspot.com.br/2011/12/o-pequeno-principe.html.

O neto do escritor Francóis d'Agay, que vive na frança e já é idoso, chegou a visitar o restaurante. Mas infelizmente não existem registros fotográficos. Uma pena, mas fica aqui o convite para apreciar uma saborosa feijoada. Aliás, com este friozinho, vai muito bem. Bom apetite!



Endereço: Alameda César Nascimento, 646 - Hotel Jurerê Beach Village
 Bairro: Jurerê Internacional
 Cidade:Florianópolis


Capacidade: 120 pessoas
Telefone: (48) 3261.5140
Email: eventosjbv@redebraganca.com.br
Horário de Atendimento: De segunda-feira a segunda-feira

José Acácio Santana - Serenata para o Maestro

Foto: Blog Notícias do DAC da UFSC


Maestro José Acácio Santana


Por: Ismênia Nunes
Fonte: Rádio CBN




Parece que foi ontem que o grande maestro José Acácio Santana partiu para outro plano, e neste sábado, dia 14 de julho acontecerá uma missa de um ano de falecimento de nosso mais precioso maestro. A missa acontecerá na Igreja Matriz de São Pedro de Alcântara às 19h 30min. Após a missa haverá uma Serenata para o maestro. Uma justa e merecida homenagem ao grande homem da música.

José Acácio Santana faleceu no dia 11 de julho do ano passado no Hospital de Caridade em Florianópolis, aos 71 anos, vítima de câncer. Aos sete anos de idade já manifestava amor pelas notas musicais. E aos 14, saiu de sua cidade para fazer seminário em São Ludgero (SC), mas desistiu de ser padre para cursar faculdade de música em Curitiba (PR). Depois, casou-se, teve três filhos e foi morar em Florianópolis.

Em Curitiba, no Instituto Rainha dos Apóstolos e na Universidade Federal do Paraná, estudou os cursos superiores de Regência, Composição, Piano e História da Música. Recebeu aulas particulares dos seguintes mestres: Fúrio Franceschini, Rodrigo Hermann, José Penalva e Joanidia Sodré. Era graduado em regência e composição em Colônia, na Alemanha.

José Acácio tinha graduação em seis cursos superiores em música, 900 obras ensaiadas, 10 discos produzidos e criou mais de 1500 corais no Brasil e vários outros no exterior. Possuía especializações em: Técnica Vocal, Música na Pré-História, Folclore Musical, Filosofia da Arte, Psicologia Musical, Crítica Musical, Didática do Canto e da Música, Apreciação Musical, Musicografia, Musicoterapia, Música Sacra e Litúrgica, Regência, Composição, Interpretação, Antropologia Coral, Expressão Corporal e Dinâmica Musical. Realmente um grande arsenal no conhecimento musical.

José Acácio Santana nasceu em São Pedro de Alcântara município catarinense que hoje tem 4.704 habitantes. Foi o responsável por diversos hinos em nosso estado, entre eles o hino de Criciúma, além de ser poeta e professor. Mas, sua especialidade era em Canto Coral Sacro. Seu trabalho como maestro foi sempre voltado para o incentivo do canto coletivo e de acesso público. Realizou cerca de 3 mil concertos. Só em Santa Catarina mais de 1000 grupos se beneficiaram do seu trabalho.  Realizou turnês pela Europa. Foi Regente do Coral da Universidade Federal de Santa Catarina UFSC, o qual obteve elogiosas referências da imprensa internacional e da crítica especializada. Foram 33 anos de dedicação ao coral da UFSC, de 1964 a 1996. Atuou como coral piloto, dentre mais de 40 corais do Estado, quando da vinda do papa João Paulo II a Santa Catarina, em outubro de 1991, para a beatificação de Madre Paulina. José Acácio foi diretor e regente do Coral Acorde Coração de Jesus, de Florianópolis Santa Catarina, formado por 150 integrantes. Gravou doze CDs pela Paulinas/COMEP.

Em 1994, o Coral da UFSC em turnê europeia, realizou apresentações em Portugal , Espanha, França, Alemanha e até no Vaticano na cerimônia presidida pelo papa na Praça de São Pedro. Um repertório variado de músicas eruditas e populares mostrou com sucesso a atuação do grupo catarinense.

Sua última grande obra, como conta a irmã Maria Laura, foi a ópera "O Imigrante", sobre o centenário da imigração alemã em SC. A irmã conta que o maestro era alegre e sempre tinha uma rima para tudo, o que herdara do pai, repentista. Exigente e perfeccionista, não admitia deslizes dos músicos as notas tinham que ser executadas exatamente como estavam escritas.

Pioneiro no Brasil nas composições litúrgicas possuía a invejável unidade musical e literária em suas composições, onde convivem harmoniosamente o poeta e o músico, de maneira plena. Versátil, compunha desde canções infantis a óperas.

Conhecido como o Missionário da Música, Acácio transformava seus talentos em frutos acessíveis a todos. Ele alcançou renome internacional, pela extensão e variedade da sua obra musical e poética, que abrange desde a canção infantil até a ópera e os oratórios eruditos. Não fugia ao compromisso de servir, com sua arte, aos pequenos grupos artísticos e às comunidades.

O maestro recebeu várias homenagens e medalhas, entre elas “Medalha do Mérito Coral Brasileiro”, “Mérito Cultural da Universidade Federal de Santa Catarina”, “Medalha do Mérito Anita Garibaldi”, “Batuta de Ouro”, “Cidadão Honorário” de mais de 30 municípios brasileiros.

Tive a oportunidade de conhecer o maestro José Acácio Santana, quando participei de um encontro de corais em São Pedro de Alcântara nos fins dos anos 80. Foi emocionante participar daquele encontro de corais. Minha preferida era: DEMIS ROUSSOS - GLORIA IN EXCELSIS DEO   Integrava o Coral “Sagrados Corações” de Barreiros - São José SC. Esta linda sinfonia é muito bem representada por Andrea Bocelli, aliás esta seria minha homenagem ao maestro. A música nos leva aos céus: Assista o vídeo com Bocelli - Angels We Have Heard on High - Andrea Bocelli and David Foster, http://www.youtube.com/watch?v=THg8Yes6zec&feature=endscreen&NR=1

Pesquisa: Letras.com.br, Clickrbs, Blog Notícias do DAC - Departamento Artístico Cultural da UFSC,



http://www.youtube.com/watch?v=x0YAtWPr990&feature=fvwrel

http://www.youtube.com/watch?v=UQnokGazCzg