segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Esgoto a céu aberto, total descaso e falta de comunicação entre Casan e Prefeitura Municipal de São José

Por:  Ismênia Nunes





Esgoto a céu aberto em São José - Foto: Ismênia Nunes
Esgoto a céu aberto em São José - Foto: Ismênia Nunes

Esgoto a céu aberto em São José - Foto: Ismênia Nunes


O fato já não é mais novidade. Há vários dias existe um enorme buraco correndo esgoto a céu aberto em São José, e nada é feito pelas autoridades responsáveis. A princípio entramos em contato telefônico com a Casan. Isto não ocorreu nem uma e nem duas vezes, mas diversas vezes. Após os contatos sempre as atendentes faziam as devidas anotações e nos passavam a informação de que as providências seriam tomadas. Chegamos a ligar para rádio local, nada foi resolvido. Porém, no último contato na semana passada, nos foi informado de que devido ao não cumprimento do pedido, iriam registrar uma reclamação e nos garantiu que o problema seria resolvido o mais breve possível. E assim ficamos a esperar, mas era mais um contato sem solução.
Em um dos contatos anteriores, uma das atendentes, desinformada nos disse que a rua não tinha esgoto, porém o que a mesma não sabia era que naquele perímetro ele existia, já que o esgoto da Casan passou na rua desde o início da rua até pouco mais da metade, ou seja até o número novecentos e três, onde conhecidentemente reside um funcionário da Casan aposentado. A Casan nos alegou que devido a geografia do local, pela rua ter um certo declínio não seria possível fazer a passagem do esgoto, portanto o trabalho parou por aí, agora dizem que a rua será asfaltada, mas como será isto se a rua não está totalmente pronta para receber o asfalto? Já que o esgoto parou no meio da rua? A Casan vai concluir o trabalho já iniciado, ou a prefeitura vai asfaltar a rua sem a conclusão do esgoto? Ou pior, vai deixar sem fazer o asfalto? Bem, praticamente todas as ruas do bairro já têm asfalto e a rua em questão, nem sequer teve início.
Nesta semana, mais uma vez passando pelo local, observamos que o buraco estava lá, aberto, correndo esgoto. Nada tinha sido resolvido. Soube que um manifesto foi encaminhado pela entidade localizada à frente do endereço, a Associação dos Aposentados e Pensionistas de São José que fez uma reclamação formal, desta vez a Prefeitura Municipal de São José.  
Na ocasião fazíamos as fotografias para apresentar a população quando nos dirige a palavra uma pessoa dizendo ser o ouvidor geral do município, o Senhor Sérgio Carlos de Oliveira.  Nos comunicou que o trabalho seria realizado pela prefeitura e não pela Casan, e que ele mesmo estava se dirigindo a Secretaria de infraestrutura para colocar a obra em execução. Percebemos as dificuldades aumentadas quando a falta comunicação e informação mesmo quando nos empenhamos para resolver algo em nosso município. Observamos sempre o mesmo jogo de empurra, empurra, sempre com a promessa de uma solução, mas quando na verdade nem mesmo a Casan sabia informar a verdadeira situação. As informações são imprecisas e desencontradas, e cada atendente diz uma coisa. Ademais se o caso era da prefeitura inexiste um telefone gratuito, ou o mesmo não é informado publicamente para que possamos reclamar, sabemos de alguns contatos, mas que só nos atendem após às 13hs o que de certa forma se torna ineficaz e ainda mais demorado. Precisamos de um município ágil eficaz e comprometido com a população.