quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Mosquito deixa áudio dizendo ter sido ameaçado de morte

Em outubro de 2011 o curso de jornalismo da Faculdade Estácio de Sá realizou o programa Estação Estácio e como repórter tive a oportunidade de entrevistar Amilton Alexandre conhecido como "Blogueiro Mosquito". A entrevista tinha como objetivo discurtir o tema "jornalismo investigativo" e "denuncismo", e a influência dos blogs como discussões políticas da cidade. Na ocasião foram feitas entrevistas em áudio  também com o jornalista Francis Silvy para que ambas pudessem entrar como matérias com sonoras no programa Estação Estácio.  O programa teve a duração de uma hora e pudemos contar com a presença dos jornalistas Paulo Scarduelli, Sergio Rubim, o Canga além do jornalista João Cavalassi. Contamos também com a presença dos alunos do curso de jornalismo da Faculdade Estácio de Sá. A apresentação do programa foi de Jenômimo Gomes, minha parte era realizar as entrevistas e organizá-las de forma que pudessem ser veículadas no programa. Tivemos a orientação do professor Ricardo Medeiros. Produção Moniky Bittencout, entrevista e edição, Ismênia Nunes.

Após saber da morte do blogueiro mosquito, achei por bem difundir nas mídias a entrevista na integra. Na manhã de 14 de dezembro procurei rádios e televisões. Entreguei uma cópia para a rádio guararema, e me informaram que teriam que ter autorização do diretor, César Souza e que este chegaria mais tarde, não recebi nenhuma confirmação ainda, continuei a minha trajetória. Entrei em contato com a Record e fui atendida por Edy Wilson Serpa, gerente de jornalismo e o repórter Flávio Júnior, parte da entrevista foi veiculada no jornal do meio dia da Ric Record, canal 4, e terá nova transmissão no Record Notícias, às 19h55.

Posteriormente me dirigi até a rádio guarujá no centro da cidade. O jornalista Fabio Nocetti mostrou grande interesse na matéria e como tinha um programa com o assunto, marcamos uma entrevista. A entrevista e o áudio deixado por mosquito irá ao ar na rádio guarujá na integra no sábado no programa "Revista Guarujá" a partir das 9h. O programa vai das 9h ao meio dia. A entrevista será de vinte um minutos.


Ismênia Nunes na Ric Record
Repórter Flávio Júnior e Gerente de Jornalismo Edy Wilson Serpa

Na Rádio Guarujá com Fábio Nocetti

Blogueiro Amilton Alexandre, o "MOSQUITO" é encontrado morto em casa








Encontrado morto o blogueiro Amilton Alexandre conhecido como Mosquito. O corpo do blogueiro foi encontrado em casa, na Pedra Branca em Palhoça com uma corda no pescoço.
Mosquito mantinha o blog "Tijoladas" onde fazia diversas denúncias. Ele não tinha medo da verdade e batia de frente com políticos e manda-chuvas da cidade de Florianópolis. Foi ele o responsável pela denúncia de casos graves como o do estupro de uma menor, que acabou sendo engavetado. Do caso dos aposentados da assembleia, entre outros que foram investigados pelo ministério público. 

Motivos não faltavam para que fosse odiado por grande parte de políticos e pessoas importantes da cidade. Mosquito tecia duras e pesadas críticas quando em suas denúncias. Em sua última entrevista em 29-10-11, confessa ter sido ameaçado de morte diversas vezes, e complementa que mesmo que isso viesse a acontecer outros viriam a ocupar seu lugar.

Está entrevista será veiculada na rádio guarujá no sábado dia 17/12 a partir das 9h. Tive contato com o Tenente Coronel   Araújo Gomes do 4o Batalhão que diz ter conversado com uma pessoa que estava teclando com mosquito no face quando parou de digitar de repente. Está informação também foi confirmada pelo jornalista Hélio Costa. O que é mais estranho é que foi noticiado que no dia 06 de dezembro mosquito teria encerrado suas atividades com o blog. Não é muita conhecidência de em tão poucos dias tenha aparecido morto? Aliás em nenhum momento mosquito mostrou propensão para deixar de fazer suas denúncias ou de desativar o blog tijoladas. Muito pelo contrário, ele mostrava-se muito firme. Como de repente encerra as atividades e em menos de 10 dias morre?

O secretário de segurança César Grubba já determinou a presença de uma equipe de inteligência da polícia civil para acompanhar o levantamento do Instituto Geral de Perícia sobre as causas da morte do blogueiro Amilton Alexandre. Mosquito, do blog Tijoladas, ex-lider estudantil formado em administração tinha 52 anos e mantinha o blog há três anos. O Secretário agiu de forma idêntica em relação ao caso do vereador Marcelo Chiarello, do PT, de Chapecó que também foi encontrado morto da mesma forma e não demorou para que a polícia constatasse que a morte foi não um suicídio, mas um assassinato. O secretário diz  que quer total transparência sobre o ocorrido.