sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Papo de Jornalista recebe o cartunista Zé Dassilva

Desenho Zé Dassilva cartunista da Rede Globo - Foto: Ismênia Nunes




Por: Ismênia Nunes



O cartunista Zé Dassilva esteve na sede da Associação Catarinense de Imprensa - ACI em Florianópolis no “Papo de Jornalista” nesta quinta-feira, 1º de dezembro, conversando sobre jornalismo e carreira, além de responder a algumas questões. O encontro aconteceu às 19h30 e encerrou aproximadamente às 21 horas quando foi servido um coquetel aos presentes.

Na ocasião, Zé Dassilva, chargista que faz ilustrações para vários jornais do país falou de diversos assuntos de sua carreira e enfatizou o fato de que o desenho sempre fez parte de sua vida, aos cinco anos de idade já era uma prática diária, fazia seus próprios gibis, somente ele e a família o liam. Quando na juventude foi tolido por colegas de um grupo de jovens que este participava e lhe disseram que ele não levava a vida a sério que tudo era piada e que precisava deixar aquela maneira de viver. Zé Dassilva conta que ao chegar em casa destruiu tudo o que tinha. Algum tempo depois, conta que ao ir a um restaurante deparou com um garçom que era seu fã e que tinha recortes de todo seu trabalho, coisas que nem mesmo ele possuía, o fato o deixou muito feliz, pois que não imaginava que tinha fãs tão dedicados.

O cartunista também projetou um curta-metragem adaptado de um dos seus contos. A produção recebeu hour-concurs no Festival do Rio. “Quero falar do processo industrial que a gente vive quando lida com obras de ficção audiovisuais”, explica Zé Dassilva e, sobre a palestra, completa dizendo: “É uma satisfação participar de um evento como esse na sede da ACI, onde estive por tanto tempo”.
Róger Bittencourt, vice-presidente da ACI, diz acreditar em eventos como o “Papo de Jornalista”: “Para a ACI é uma satisfação dar segmento a esse projeto e possibilitar que os profissionais de comunicação e estudantes tenham a oportunidade de um proveitoso bate-papo com profissionais renomados como o Zé Dassilva”.

Chargista Zé Dassilva no Papo de Jornalista na ACI - Foto: Ismênia Nunes


Chargista Zé Dassilva e Rogér Bittencourt, vice-presidente da ACI - Foto: Ismênia Nunes

O Chargista Zé Dassilva, Rogér Bittencourt, vice-presidente da ACI  e Ismênia Nunes