terça-feira, 1 de maio de 2012

Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador?

Foto: Google Imagens

Por: Ismênia Nunes
Existe uma questão entre os brasileiros, o dia primeiro de maio é dia do trabalho ou dia do trabalhador? Por que comemoramos este dia? Pesquisei algumas fontes e trouxe as respostas, veja abaixo.
O Dia Internacional do Trabalho ou Dia dos Trabalhadores é celebrado anualmente no dia 1º de Maio em numerosos países do mundo, sendo feriado no Brasil, em Portugal.
Em 1886 em Chicago, nos Estados Unidos que ocorreu uma grande manifestação de trabalhadores. Os trabalhadores foram para ruas exigir seus direitos. Hoje podemos agradecer muitos de nossas conquistas graças a coragem daqueles homens e mulheres, por isso é que celebramos este dia, partir naquela época.

Milhares de trabalhares protestavam contra as condições desumanas de trabalho e da pesada carga horária de 13 horas por dia, pela qual eram submetidos e que hoje consideramos trabalho escravo. A greve paralisou os Estados Unidos. No dia 03 de maio, houve vários confrontos de manifestantes com a polícia. Estes confrontos se intensificam no outro dia, uma bomba foi lançada no meio dos policiais que reagiram abrindo fogo sobre a multidão dispersando os manifestantes, a bomba matou sete agentes e diversos manifestantes e ferindo pelo menos duzentas pessoas. As manifestações e os protestos realizados pelos trabalhadores ficaram conhecidos como a Revolta de Haymarket.
Em 20 de junho de 1889, em Paris a central sindical chamada Segunda Internacional instituiu o mesmo dia das manifestações como data máxima dos trabalhadores organizados lutavam por 8 horas de trabalho por dia, a proposta era de Raymond Lavigne.
Em 1 de Maio de 1891 uma manifestação no norte de França é dispersada pela polícia resultando na morte de dez manifestantes. Esse novo drama serve para reforçar o dia como um dia de luta dos trabalhadores e meses depois a Internacional Socialista de Bruxelas proclama esse dia como dia internacional de reivindicação de condições laborais. Em 23 de abril de 1919 o senado francês assinou a jornada de trabalho de 8 horas e proclamou o dia 1º. de maio como feriado nacional.
Após a Franca estabelecer o Dia do Trabalho, a Rússia foi o primeiro país a adotar a data comemorativa em 1920. No Brasil a data foi consolidada em 1924 no governo de Artur Bernardes. Além disso, a partir do governo de Getúlio Vargas, as principais medidas de benefício ao trabalhador passaram a ser anunciadas nesta data. Atualmente, inúmeros países adotam o dia 1º. de maio como o Dia do Trabalho, sendo considerado feriado nacional.
Em Portugal, só a partir de maio de 1974 (o ano da revolução 25 de Abril) é que se voltou a comemorar livremente o 1º. de Maio e que passou a ser feriado. Durante a ditadura do Estado Novo, a comemoração deste dia era reprimida pela polícia. O Dia Mundial dos Trabalhadores é comemorado por todo o país, sobretudo com manifestações, comícios e festas de carácter reivindicativo, promovidas pela central sindical CGTP-Intersindical (Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses - Intersindical) nas principais cidades de Lisboa e Porto, assim como pela central sindical UGT (União Geral dos Trabalhadores). No Algarve, região sul de Portugal continental, é costume a população fazer pic-nics e são organizadas algumas festas na região.
No Brasil, até o início da Era Vargas (1930-1945) certos tipos de agremiação dos trabalhadores fabris eram bastante comuns, embora não constituísse um grupo político muito forte, dado a pouca industrialização do país. Esta movimentação operária tinha se caracterizado em um primeiro momento por possuir influências do anarquismo e mais tarde do comunismo, mas com a chegada de Getúlio Vargas ao poder, ela foi gradativamente dissolvida e os trabalhadores urbanos passaram a ser influenciados pelo que ficou conhecido como trabalhismo.
Até então, o Dia do Trabalhador era considerado por aqueles movimentos anteriores (anarquistas e comunistas) como um momento de protesto e crítica às estruturas sócio econômicas do país. A propaganda trabalhista de Vargas, sutilmente, transforma um dia destinado a celebrar o trabalhador no Dia do Trabalhador. Tal mudança, aparentemente superficial, alterou profundamente as atividades realizadas pelos trabalhadores a cada ano, neste dia. Até então marcado por piquetes e passeatas, o Dia do Trabalhador passou a ser comemorado com festas populares, desfiles e celebrações. Desta forma no Brasil podemos dizer que comemoramos o Dia do Trabalhador e não o Dia do Trabalho devido a campanha instituída por Vargas, não é uma questão de nomenclatura, o que faz uma grande diferença se comemorar o Dia do Trabalhador enquanto outros países comemoram o Dia do Trabalho.
Na maioria dos países industrializados, o 1º de maio é o Dia do Trabalho. Comemorada desde o final do século XIX, a data é uma homenagem aos oito líderes trabalhistas norte-americanos que morreram enforcados em Chicago (EUA), em 1886. Eles foram presos e julgados sumariamente por dirigirem manifestações que tiveram início justamente no dia 1º de maio daquele ano. No Brasil, a data é comemorada desde 1895 e virou feriado nacional em setembro de 1925 por um decreto do presidente Artur Bernardes (1922-1926).
Aponta-se que o caráter massificador do Dia do Trabalhador, no Brasil, se expressa especialmente pelo costume que os governos têm de anunciar neste dia o aumento anual do salário mínimo. Outro ponto muito importante atribuído ao dia do trabalhador foi a criação da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, em 01 de maio de 1943.
Alguns países celebram o Dia do Trabalhador em datas diferentes de 1º. de Maio:
Dia do Trabalhador em Moçambique
Durante o período colonial (até 1975), os moçambicanos estavam proibidos de celebrar o 1º de Maio em virtude da natureza repressiva do regime colonial português. No entanto, houve manifestações de trabalhadores moçambicanos, em particular em Lourenço Marques (atual Maputo), contra o modo de relações laborais existente naquele período.
 Após a Independência Nacional, o Dia do Trabalhador é celebrado anualmente, e com o passar dos anos, com as reformas políticas, econômicas e sociais que o país sofreu a partir de finais da década de 80, registrou-se um crescimento do movimento sindical em Moçambique. A primeira instituição sindical no país foi a Organização dos Trabalhadores Moçambicanos (OTM), que veio depois a impulsionar o surgimento de novos movimentos sindicais, cada vez mais específicos de acordo com os sectores de atividade.
Dia do Trabalhador no mundo
Na Austrália, Canberra, Nova Gales do Sul, Sydney e na Austrália Meridional esta data de celebração varia de acordo com a região.
Estados Unidos da América e Canadá: Celebram o Labour Day na primeira segunda-feira de Setembro.
Saiba mais a respeito de nossa história, leia sobre o governo de Artur Bernardes, as restrições a liberdade de imprensa, o estado de sítio e a Coluna Prestes. Veja também sobre o tenentismo, a Revolução do Forte Copacabana, o revolução de 1930 e a sucessão presidencial. http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/governo-artur-bernardes-1922-1926-estado-de-sitio-e-coluna-prestes.jhtm

Fontes de pesquisa:
http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-do-trabalho.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_do_Trabalhador


                                                                    Foto: Google Imagens