domingo, 29 de abril de 2012

Cidadania - Faça sua parte

                    
Foto: Ismênia Nunes



                       Por: Ismênia Nunes

                   Nesta sexta-feira, 27 de abril, andando pelas ruas do bairro me deparei com um buraco enorme, daqueles que normalmente tem uma tampa de ferro. Porém este não tinha nenhuma tampa, olhei ao redor e me certifiquei de que realmente não havia tampa, nem mesmo a quebrada. O buraco era fundo e onde deveria haver uma tampa protegendo somente ferro retorcidos, olhei para seu interior e pude ver que tinha uma profundidade razoável e que se alguém viesse a cair ali poderia ter sérios prejuízos, o buraco ficava numa calçada, exatamente na passagem das pessoas, era dia, manhã ainda, mas se alguém passasse por ali no período da noite talvez não conseguisse ver aquele buraco e acabasse caindo. Ele deveria ter pelo menos dois metros de altura. Parei e pensei o que poderia fazer para auxiliar, minha primeira atitude foi ligar para a imprensa. Continuei minha trajetória, mas preocupada com aquela situação.
                  Na volta passei novamente por aquele lugar. Parei e pensei que teria que fazer algo, afinal ninguém se importava se uma pessoa pudesse cair ali, todos passavam indiferentes. Liguei para prefeitura de São José, na infraestrutura, me informaram que não seria com eles, quem sabe com a Casan - Companhia de Água e Saneamento. Sempre ando com estes números comigo caso possa fazer algo, desde vazamentos (Casan), fios jogados na rua (Celesc) - Centrais Eletricas de Santa Catarina para ligar e fazer meu papel de cidadã. Liguei para Casan e relatei o fato, a princípio não estava certa se era com eles ou não mas anotaram a solicitação para vir até o local recolocar a tampa de ferro.
                Ainda não satisfeita por sair dali com aquele buraco sem tampa, fui conversar com o pessoal do posto de gasolina, já que o buraco era bem a frente. Primeiro falei com uma funcionária e perguntei quem era o responsável, o gerente, falei com ele e relatei a situação. Ele me disse que já tinha visto o buraco ali, mas ainda não tinha feito nada. Então tentei mostrar a ele da necessidade de tomarmos uma providência antes que algum desavisado e desatento caisse lá dentro. Disse a ele, que seria importante evitarmos o pior, afinal se alguém viesse a cair naquele buraco poderia se machucar seriamente, se não acontecesse algo pior, afinal, o buraco era fundo. "Imagina uma pessoa cair ali durante a noite, até por que ficava bem no meio da calçada, a noite não tem a mesma iluminação e uma queda seria inevitável". Disse a ele que além da pessoa se machucar, como o buraco ficava bem na frente do posto, o que poderia acontecer era a pessoa, ou até os parentes acabarem processando o posto por negligência, afinal era bem na frente ao estabelecimento. Saí do posto Schell e fui embora, era tudo o que podia fazer de momento, mas fiquei ainda preocupada se alguém iria fazer alguma coisa.
                No outro dia, sábado, novamente passei por lá e observei que uma tampa de concreto que pertencia ao posto estava colocada no local, a tampa era bem maior que o buraco, eu tinha visto aquela tampa no páteo do posto Schell, mas independente do tamanho servia  para tapar aquele buraco perigoso. Fiquei contente que alguma coisa foi feita, que alguém se importou e que não iriamos deixar o buraco aberto arriscando uma pessoa cair lá dentro. Vejo que minha atitude de ter ido ao posto, mesmo tomando meu tempo fez a diferença. Se não fosse isso, nada teria sido feito até agora. Espero que a Casan tome as providências, e que uma tampa de ferro seja colocada no local, já que a tampa foi colocada provisóriamente.
               Procuro realizar pequenas ações para que ao final possam se tornar grandes resultados. Quando passo por locais e vejo que alguma coisa está errada. Afinal se pudemos evitar um acidente por que não o fazer, por comodismo? Por preguiça? Parar foi necessário. Deixar de ir onde ia, "perder um tempo" ligando, falando, mas vale a pena. Isso é agir com cidadania, com responsábilidade, sei que sou suspeita para falar, mas deixei este caso aqui registrado para que outras pessoas também possam agir desta forma com esta e outras coisas que possam estar ao seu alçanse.  Para tal, é importante que tenham em seus celulares telefones úteis. Entre eles de rádios, televisão, Celesc, Casan, Prefeitura. Costumo entrar em contato com a Casan, para informar vazamentos de água. Muitas das vezes os moradores do local, que deveriam ligar, não o fazem; não podemos ser tão indiferentes. Hoje temos água, não sentimos sua falta, um dia ela não será tão comum e fácil assim, mas independente disso, faz parte de nossa cidadania fazer estas pequenas, mas grandes coisas para o bem de todos. Não custa é fácil, deixo aqui a sugestões de telefones de São José. Anotem em seus celulares estes números. A ligação é gratuita, é 0800. Faça seu papel de cidadão, faça sua parte. Veja abaixo mais fotos.


Telefones úteis São José

Casan  0800-6430195
Celesc 0800-480196 e 0800-4800120
Disque Denuncia 181
Farmácia Matriz - entrega 3246-8627
Gás e água 3246-2025
GVT 10325
Polícia Emergência 190
Procon 151 e 3224-4676
Prefeitura Ouvidoria 0800-6449040 e 3381-0194
Prefeitura Iluminação Pública - lâmpadas dos postes 0800--6456405
Prefeitura Infraestrutura 3281-6700 e 3281-6735
Posto de Saúde Bela Vista 3246-1711
RBSTV e CBN Diário 3216-2500
 Rádio Guarujá 2108-5500 e 21085508 (problema bairro)
Rádio Guararema 3381-3500
Ric Record 3212-4108
Secret. Saúde Ouvidoria 0800-6459889
TVBV  3239-1000




 FOTOS do BURACO






Rua: Sebastião Furtado Pereira - Fotos: Ismênia Nunes