quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Rádio Guarujá e Hemosc realizam campanha juntos


A Rádio Guarujá transmite sua programação nesta quinta feira dia 15 de dezembro no vão central do Mercado Público para a realização da campanha de doação de medula óssea. O Hemosc está realizando o cadastro de doadores de medula óssea. Para se cadastrar é necessário preencher um cadastro, levando um documento de identidade com foto e ter de 18 a 55 anos. Lembrando de sempre atualizar o cadastro. Afinal é muito difícil achar um doador compatível, e se quando o identificar um doador não for encontrado devido seu cadastro estar desatualizado será uma grande decepção para todos envolvidos e principalmente ao receptor que necessita da doação para sobreviver.
Lembrando que enquanto o paciente não consegue um doador ele necessita de muito sangue. E além do paciente que aguarda uma medula, ele ainda divide o sangue armazenado com aqueles que sofrem acidentes graves ou mesmo cirurgias em que o sangue se faz necessário. Mesmo sendo um doador de sangue é imprescindível que você continue a doar sangue. Se ainda não doou, doe, não dói nada e leva apenas cinco minutos.
Identificado a compatibilidade é feito uma coleta de 5 ml de sangue para analisar os dados genéticos, estes dados ficam armazenados no REDOME - Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea. Se o doador for compatível pelos dados genéticos, serão feitos vários exames, entre eles o HLA que verifica a compatibilidade com mais especificidade. Também é verificado a saúde física atual do doador. Lembrando que é muito difícil se encontrar um doador compatível. Ser doador é um compromisso para toda vida, um compromisso que pode salvar uma vida.
A Medula óssea fica no sangue e não tem nada a ver com a medula que fica na coluna. Existe duas formas de retirada da medula: por pulsão no osso da bacia num centro cirúrgico com anestesia local, é um procedimento simples sem complicações. A medula se regenera em uma semana. Existe a necessidade de transplante de medula óssea os paciente com plasia, leucemia e outras doenças genéticas.

A outra forma é por eférece, um procedimento em que se retira diretamente do sangue, uma máquina separa os hemocomponentes. A parte do sangue em que fica a medula e o restante do sangue volta para o doador.

PRIMEIRO VOCÊ DOA ESPERANÇA, DEPOIS VOCÊ VAI DOAR VIDA

Patrocínio: Colégio Catarinense
Apoio: Prefeitura de Florianópolis e Celesc
Realização: Rádio Guarujá e Antena 1, Hemosc : FAHECE, Governo de Santa Catarina


Rádio Guarujá ao vivo no vão do Mercado Público em 15-12-11 - Foto: Ismênia Nunes


 Foto: Ismênia Nunes


Foto: Ismênia Nunes


Nenhum comentário:

Postar um comentário