sábado, 24 de março de 2012

Crítica à novela “Fina Estampa”

         Griselda é surpreendida pelo retorno de Tereza Cristina, na última cena de 'Fina Estampa'                                     
Griselda é surpreendida pelo retorno de Tereza Cristina, na última cena de 'Fina Estampa'
(Divulgação/TV Globo)

Por: Ismênia Nunes
Fina Estampa terminou ontem (23/03/12) e com certeza deixou muito telespectador descontente não só com o final em si, mas com a forma que a novela vinha sendo transmitida nos últimos dias.
Muitas coisas podem ser mencionadas e analisadas na novela. Mas, um grande absurdo foi a forma com que foi veiculado a primeira noite da menina Solange, interpretado por Carol Macedo. Não era uma cena necessária, ou pelo menos deveria ter sido suavizada, menos explicita e mais breve. Se compararmos as novelas de outras emissoras, a Record, por exemplo, poderemos ver que este tipo de apelo não existe. São novelas de cunho familiar, escolar e educacional, mas a emissora a que nos referimos não se importa com as famílias. Aliás, há um total desrespeito. Quando a cena foi ao ar, com certeza chocou muitas pessoas e até meninas de doze e quatorze anos que assistiram. Cenas estas, não deveriam ser liberadas para idade de doze anos. Além desta cena, em particular, muitas outras não eram próprias para a idade a qual a emissora diz ser recomendada. Uma novela que incitou o sexo pelo sexo, o crime, a mentira, a traição, a discórdia, a inveja, a discriminação social e sexual e a impunidade.
Com relação à novela em si,  iniciou com uma audiência razoável e foi caindo. Principalmente nos últimos capítulos, onde mesmo com os apelos da personagem Tereza Cristina, interpretado por Christiane Torloni não conseguiu mudar a queda de audiência.
A novela não deixou contentes os telespectadores que não foram respondidos em suas ânsias: - a não revelação do amante de Clodoaldo Valério (Marcelo Serrado), a impunidade de Tereza Cristina. Aliás, essa parte da novela vem mostrar o panorama em que nossa sociedade vive hoje, onde os que têm dinheiro sempre se dão bem, não são presos, não pagam por seus crimes, nada lhes acontece.
Mas os que não têm este benefício, os pobres, não têm a mesma sorte. Até mesmo o personagem Ferdinand (Carlos Machado), foi punido com a morte. Não representava a classe abastada, rica. Não fazemos aqui qualquer apologia à pena de morte. Este foi o final dado pelo autor da novela. Com tantos crimes, não houve sequer uma prisão na novela “Fina Estampa” veiculada pela Rede Globo.  A novela poderia ter trazido uma mensagem ao final, com a prisão, morte ou mesmo uma suposta loucura da personagem Tereza Cristina. Poderia mostrar que o crime não compensa, que nada fica impune, mas a emissora preferiu deixar livre aquela que os cometeu. Não aproveitou o meio para dar bons exemplos. Que exemplo essa novela mostra aos nossos jovens? Além de não definir corretamente a idade que poderia ser assistida. Pois que dizia ser recomendável para doze anos. Aquele apelo todo para doze anos? Que exemplo as crianças, aos jovens? Qual o objetivo do autor da novela e da emissora?
Fina Estampa foi uma novela que prometeu muito, mas que só fez ser um exemplo de impunidade e desrespeito ao povo brasileiro. Já temos muita violência no Brasil, qual o propósito em veicular uma novela com este tom agressivo, criminoso e nem dar um final justo, um exemplo, uma lição?


16 comentários:

  1. 1 - Você gostou do final da novela "Fina Estampa"?

    2 - O que você achou da novela como um todo?

    3 - Poderia ter exemplos positivos? Comente.

    ResponderExcluir
  2. Comentários exportados da página Recanto das Letras, sobre a crítica a novela "Fina Estampa".

    25/03/2012 00:01 - Renato Nascente
    grande Nunes, não acompanhei a trama mas pude perceber a insatisfação do publico quanto ao final.Foi um verdadeiro descaso com os amantes das telenovelas. mas o Agnaldo, que tive o privilegio de conhecer retratou a insofismavel realidade que infelismente ecoa nos quatro canto do Pais... um abraço poetico
    Para o texto: Crítica a novela “Fina Estampa” (T3574245)

    ResponderExcluir
  3. Comentarios postados no Recanto das Letras sobre a novela "Fina Estampa".

    25/03/2012 00:06 - Renato Nascente
    Nunes, concordo plenamente com que foi redigido por você, uma forma grotesca de bitolar a sociedade, onde o principal objetivo é a busca da pecunia escondida atrás dos três "B"
    Para o texto: Crítica ao Big Brother Brasil (T3574237)

    ResponderExcluir
  4. Comentários postados no Recanto das Letras onde também disponibilizei o assunto.

    25/03/2012 00:10 - Clara da Costa
    Estão cada vez piores essas novelas da Globo!!
    Para o texto: Crítica a novela “Fina Estampa” (T3574245)

    ResponderExcluir
  5. Comentário exportado do Recanto.

    25/03/2012 09:33 - JUCIMAR ESTRELA
    ainda bem que eu não assisto novela, mas entendo que a ideia da globo é essa mesmo prender o telespectador e fazer com que ele vibre até o final, resumindo, fazer o telespectador de bobo. deveria o telespectador escolher o final, que acha? ótimo artigo.
    Para o texto: Crítica a novela “Fina Estampa” (T3574245)

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi postado no Recanto das Letras onde também disponibilizei o assunto.

    25/03/2012 13:18 - Ivonete Frasson
    Querida, a Globo está deixando a desejar com as suas novelas. Esta que (finalmente) terminou na 6ª feira, já deveria ter terminado há muito tempo. Neste horário, geralmente esta emissora apresentava belas telenovelas, porém atualmente só o que assistimos são novelinhas muito fracas, apesar de artistas muito bons que nela trabalharam. Onde será que anda a famosa escritora Glória Perez?!?!? Ela fez falta, não achas? Abraços!!
    Para o texto: Crítica a novela “Fina Estampa” (T3574245)

    ResponderExcluir
  7. Outro comentário exportado do Recanto

    25/03/2012 22:32 - Amandita
    Não assisto novela amo meus livros,deles eu não me livro...
    Para o texto: Crítica a novela “Fina Estampa” (T3574245)

    ResponderExcluir
  8. Exportado do Recando sobre "Fina Estampa".

    26/03/2012 08:34 - Big Ben House
    NOVELAS SÃO NOVELAS !! APENAS UM PRODUTO DE MERCADO PÁRA DAR LUCRO !!
    Para o texto: Crítica a novela “Fina Estampa” (T3574245)

    ResponderExcluir
  9. Do Recanto das Letras sobre "Fina Estampa"

    26/03/2012 10:43 - JOSÉ ALEXANDRINO
    Não poderia ter sido pior o final dessa novela!
    Para o texto: Crítica a novela “Fina Estampa” (T3574245)

    ResponderExcluir
  10. Comentário sobre "Fina Estampa" no Recanto

    26/03/2012 12:18 - Helena Terrivel
    Concordo com vc,mas me diga, a nossa realidade é diferente do que a novela mostrou?Não infelizmente não...Mas é chocante ver crianças assistindo a essa aberração.Abraços
    Para o texto: Crítica a novela “Fina Estampa” (T3574245)

    ResponderExcluir
  11. Pessoal continuem comentando...

    Gostaria de resaltar que o número de acessos tem quatriplicado neste tema crítica a novela "Fina Estampa", além de um aumento considerável nos comentários. Estou impressionada! Temos que nos manifestar e reclamar do que não é bom...

    ResponderExcluir
  12. 24/03/2012 23:56 - ChaosKey

    Se me permite, eu te respondo qual são os objetivos: Lucro e alienação, o segundo serve para sustentar as bases do primeiro e o primeiro e resultado da escravização das massas; infelizmente esse é o mundo em que vivemos, Boa noite.Note que o faturamento da globo em 2011 foi de R$ 6,7 bilhões. fonte: http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/1028388-globo-fecha-ano-com-faturamento-em-alta-e-ibope-em-queda.shtml

    Para o texto: Crítica ao Big Brother Brasil (T3574237)

    Responder

    ResponderExcluir
  13. Comentário Postado no Recanto das Letras

    27/03/2012 12:16 - maria do rosario bessas
    Não tenho o hábito de assistir novelas, mas esporadicamente vejo um ou outro capítulo quando visito minha mãe. E o final que você relata eu tive o desprazer de assistir. A novela tem tudo a ver com o título, foi realmente só uma estampa, não acrescentou nada à cultura ou ao comportamento social, que exige certos valores da sociedade. Com o exemplo lascivo de novelas como essa é que nascem os desvios de conduta e comportamento de nossos jovens, que acham que tudo que veem na tv é permissível e terá o mesmo tratamento na realidade. Não sou a favor da censura, mas deveria ter mais acompanhamento do que se exibe em novelas pelos representantes do povo, principalmente os conselhos que cuidam das crianças e adolescentes. Porque já está claro que a família simplesmente não cuida quando se trata de televisão. Abraços.
    Para o texto: Crítica a novela “Fina Estampa” (T3574245)

    ResponderExcluir
  14. Em apenas quatro dias 343 acessos no recanto das letras mais os acessos no blog que aqui não são numéricos e sim gráficos, tb foram bem acessados.

    ResponderExcluir
  15. Géssica diz:

    Uma novela que prometeu tanto,e no final,e até no longo da novela, não insinou nada,não deu exemplo.Sem falar que a novela diz ser pra 12 anos mais passou muitas cenas inadequadas para a idade.

    ResponderExcluir
  16. nos telespctadores esperavamos mais da novela fina estampa em todos os sentidos ,a morte de macela,morte de ferdinand,morte de fred na escada,o homem q subornava tia iris que morreu tb na escada,incendio na casa de griselda,morte da enfermeira q sabia da morte de marcella,secretos dos filhos de griselda,ela daveria pagar por todos os crimes dela, que dar mais de 150 anos de cadeia, e teve mas crimes. mostra a realidade do brasil que nunca pagar pelos crimes. o autor esta mostrando isso, tenho q mostra que esta tudo errado atè na novela. tudo em enpunir, da nem vontade de assistir mas as novelas da globo,porquer o vilào passa a novela fazendo o mal mas terminar sempre bem,

    ResponderExcluir